No dia a dia, quando observamos manifestações de energia, também estamos a observar transferências de energia. Por exemplo:
- Quando se empurra um carrinho de bebé, numa superfície horizontal, transfere-se energia para o carrinho, o que se manifesta sob a forma de energia cinética.
- Quando se atira uma bola ao ar, transfere-se energia para a bola, o que se manifesta sob a forma de energia cinética e de energia potencial gravítica.
A Energia cinética manifestada no carrinho de bebé. |
A Energia cinética e a energia potencial gravítica manifestam-se na bola quando esta se encontra no ar. |
Em Física, chama-se sistema ao corpo ou conjunto de corpos que queremos estudar.
- Numa transferência de energia, a energia transfere-se de um sistema designado por fonte para outro(s) sistema(s) designado(s) por recetor(es). A fonte cede energia e o(s) recetor(es) recebe(m) energia.
- Fluxo de Energia
Um berbequim utiliza a energia elétrica que lhe é fornecida para fazer funcionar o motor – energia fornecida.
Parte da energia fornecida ao berbequim é utilizada para fazer a broca rodar – energia útil.
E outra parte provoca aquecimento do motor e produção de som associado ao funcionamento do berbequim – energia dissipada.
No entanto, nem toda a energia que foi fornecida ao berbequim foi utilizada para fazer a broca rodar.
Pela Lei da Conservação da Energia, a energia eléctrica fornecida ao berbequim é igual à energia útil mais a energia por ele dissipada, ou seja:
Efornecida = Eútil + Edissipada
- Rendimento de um aparelho
Pode ter-se uma noção da eficiência energética de um aparelho através do cálculo do seu rendimento, η, que corresponde à fração de energia fornecida que é efetivamente usada de forma útil pelo aparelho.
Por exemplo, dizer que o rendimento do motor de um automóvel é de 20% significa que, por cada
100 J de energia que são fornecidos ao motor,apenas 20 J são utilizados para o movimento do automóvel – energia útil. Os restantes 80 J correspondem a energia dissipada.
100 J de energia que são fornecidos ao motor,apenas 20 J são utilizados para o movimento do automóvel – energia útil. Os restantes 80 J correspondem a energia dissipada.
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