sábado, 20 de setembro de 2014

Arco-íris

 Um arco-íris é um fenómeno óptico e meteorológico que separa a luz do sol no espectro da luz branca (aproximadamente) contínuo quando o sol brilha sobre gotas de chuva. É um arco multicolorido com o vermelho no seu exterior e o violeta em seu interior; a ordem completa é vermelholaranjaamareloverde,azulanil (ou índigo) e violeta. No entanto, a grande maioria das pessoas consegue distinguir apenas seis cores, e o próprio Newton viu apenas cinco cores, e adicionou mais duas apenas para fazer analogia com as sete notas musicais.
 Para ajudar a lembrar a sequência de cores do arco-íris, usa-se a mnemónica: «Vermelho lá vai violeta», em que l, a,v, a,i representam a sequência laranjaamareloverdeazulíndigo. Na língua inglesa é usada a mnemónica roygbiv.
 O efeito do arco-íris pode ser observado sempre que existir gotas de água no ar e a luz do sol estiver brilhando acima do observador numa baixa altitude ou ângulo. O mais espetacular arco-íris aparece quando metade do céu ainda está escuro com nuvens de chuva e o observador está num local com céu claro




As diferentes cores do arco-íris derivam de processos físicos simultâneos que ocorrem quando a luz solar, branca, atravessa gotículas de água presentes no ar e se decompõe em outras cores.

1. Refracção (Ao passar de um meio (o ar) para outro (a gotícula de água), a luz solar sofre uma alteração na sua velocidade e na sua direcção)

2. Dispersão (A velocidade da luz solar altera-se de forma diferente para cada comprimento de onda. Como consequência, os desvios são diferentes. O fenómeno provoca a decomposição da luz em várias cores)

3. Reflexão (No interior das gotículas, a luz do Sol decomposta sofre mudanças de direcção ao incidir sobre a superfície interna da água)

4. Observação (Uma pessoa no solo consegue ver as sete cores do arco-íris (violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho) porque as luzes dispersas dentro de cada gotícula seguem em diferentes direcções. A luz branca, é composta de luzes de vários comprimentos de onda, dez de o violeta (que tem cerca de 400 manómetros) ao vermelho (de 700 manómetros). Todas as luzes reflectem e refractam da mesma forma, mas só algumas delas chegam ao observador em função da posição dele.

Sem comentários:

Enviar um comentário