Quando dois corpos a temperaturas diferentes são postos em contacto, há transferência de energia do corpo que se encontra a temperatura mais alta para o corpo que se encontra a temperatura mais baixa. Sempre que isso acontece, dizemos que ocorre uma transferência de energia como calor.
A transferência de energia como calor dá-se até os dois blocos ficarem à mesma temperatura. Quando isso se verifica, dizemos que foi atingido o equilíbrio térmico.
- Condução térmica
Quando aquecemos uma das extremidades de uma barra metálica, segurando na outra extremidade com a mão, gradualmente vamos sentindo um aumento de temperatura e, decorrido algum tempo, temos mesmo de largar a barra para não nos queimarmos.
Este mecanismo de transferência de energia como calor designa-se por condução térmica.
Há materiais que são bons condutores térmicos, mas outros não.
Quanto maior for o valor da condutividade térmica de um material, melhor é a condução térmica através dele. Por exemplo, o cobre é melhor condutor térmico do que o alumínio ou a madeira.
- Convecção
Se colocares um pequeno cristal de permanganato de potássio num gobelé com água e aqueceres,observarás movimentos da água durante a dissolução do permanganato de potássio. A esses movimentos chamamos correntes de convecção.
Os movimentos da água devem-se à diferença de densidades da água quente e da água fria. A água, à medida que aquece, expande-se, tornando-se menos densa e, por isso, tende a subir.
A convecção têm diversas aplicações no dia a dia.
No caso do aquecimento de uma sala por meio de um aquecedor. O ar da sala aquece devido às correntes de convecção geradas.
- Transferência de energia por radiação
A energia também pode ser transferida entre sistemas por radiação.
Por exemplo, o Sol (fonte) emite radiação e a Terra (recetor) absorve parte da radiação que o Sol emite.
Também é por radiação que é feito o aquecimento de alimentos num forno de micro-ondas.
Sem comentários:
Enviar um comentário