Isaac Newton nasceu a 25 de dezembro de 1642 e morreu a 31 de março de 1727.
A obra Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, descreve a Lei da Gravitação Universal e as três leis de Newton que fundamentam a mecânica clássica. A sua obra é considerada umas das mais influentes na história da ciência.
Newton construiu o primeiro telescópio refletor operacional e desenvolveu a teoria das cores baseada na observação de um prisma decompondo a luz branca em várias cores do espectro visível. E estudou a velocidade do som.
Newton contribuiu para o estudo das séries de potências, generalizou o Teorema Binomial para expoentes não inteiros, e desenvolveu o Método de Newton para a aproximação das raízes de uma função...
Newton também dedicou muito de seu tempo ao estudo da Alquimia e da Cronologia Bíblica, mas a maior parte do seu trabalho nessas áreas permaneceu desconhecida publicamente muito tempo depois de sua morte.
Numa pesquisa promovida pela Royal Society, Newton foi considerado o cientista que causou maior impacto na história da ciência. Com uma personalidade sóbria, fechada e solitária, sentia, que para ele, a função da ciência era descobrir leis universais e enunciá-las de forma precisa e racional.
"Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes".
"O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano".
"Eu consigo calcular o movimento dos corpos celestes, mas não a loucura das pessoas".
"Nenhuma grande descoberta foi feita sem um palpite ousado".