|
Sódio |
O sódio, de simbolo químico Na encontra-se no 3º Periodo do Grupo 1 da Tabela Periódica. Como este se encontra no Grupo 1 pertence à família dos Metais Alcalinos. A sua massa atómica relativa tem um valor de 1,008 e tem 37,3 pm de raio atómivo.
À temperatura ambiente o sódio encontra-se no estado sólido.
Sabendo a sua posição, sabes o nº de protões (que é igual ao nº atómico) e de electrões (o nº de protões e de electrões são sempre iguais devido ao facto de o átomo ser uma particula neutral, ou seja sem carga electrica), sabemos tambem a distribuição electrónica deste elemento quimico e sabendo a sua distribuição electrónica descobrimos o nº de niveis de energia preenchidos com electrões e o nº de electrões de valência, porque:
o grupo <=> nº de electrões de valência
o periodo <=> nº de niveis de energia preenchidos com electrões
logo:
Grupo 1 <=> 1 electrão de valência
3º Periodo <=> 3 niveis de energia preenchidos com electrões
Distribuição:
Na : 2 - 8 - 1
Z (Na) = 11
Nº de protões e de electrões = 11
Nº de electrões de valência = 1
Na: 2 - 8 - 1
Os electrões estão distribuidos por 3 níveis de energia
---> Reação do sódio com a água
Sódio (s) + Água (l) ------> Hidróxido de Sódio (aq) + Hidrogénio molecular (g)
2 Na (s) + 2 H2O (l) ------> 2 NaOH (aq) + H2 (g)
2*1 Na 2*2 H 2*1 Na
2*1 O 2*1 O
2*1 H + 2H = 2H + 2H = 4H
Após a ocorrência da reação química do sódio com a água estes formam um solução básica ou alcalina, que na presença da fenofetalaina fica rosa carmim.
O sódio é mais reactivo do que o lítio, mas menos reactivo do que o potássio, porque quanto maior for o tamanho dos átomos, ou seja, quanto maior for o nº de niveis de energia preenchidos com electrões, mais fácil será de libertar o electrão de valência, logo, maior será a sua reactividade.
---> Combustão do sódio
4 Na (s) + O2 (g) ----------> 2 Na2O (s)